Plano de Desenvolvimento Econômico de Novo Horizonte do Sul traz 22 ações para transformar o município

Compartilhe

Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Na manhã desta terça-feira (30), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Novo Horizonte do Sul, uma entrega do Sebrae/MS e da Prefeitura Municipal por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano. De acordo com o prefeito, Guga, o plano é composto por ações que irão promover o crescimento da cidade e foi pensado de forma colaborativa.

“As ações foram criadas e discutidas junto com todos os setores que compõem a cadeia local. Foi um trabalho feito em parceria com o Sebrae e é o primeiro Plano de Desenvolvimento elaborado para Novo Horizonte do Sul. O documento traz a estratégia que criamos juntos para o desenvolvimento local e nós temos a convicção de que essa iniciativa é muito importante para o município porque nos dá a tranquilidade e a certeza que nós temos um norte e vamos ter sucesso nesse trabalho”, ressaltou o gestor.

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Novo Horizonte do Sul é composto por 22 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, fazer com que a população compre mais do comércio local, aumentar a autoestima dos moradores, transformar desemprego em empreendedorismo, atrair novos empreendimentos e aumentar a arrecadação municipal. Na data, as iniciativas foram apresentadas ao público pelo analista-técnico do Sebrae/MS Hitalo Silva.

Segundo o gerente municipal de Agricultura, Eduardo Abrão Pina, o plano atende as necessidades dos representantes de todos os segmentos e da população. “Tudo o que foi apresentado foi pensado junto com quem vive aqui em Novo Horizonte do Sul e a administração pública articulou para que a ações sejam realizadas, então, é um plano que atende o desejo dos moradores como um todo e vem promover o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o gerente.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e está focada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

“Essa é uma ação estruturante do programa Cidade Empreendedora que foi construída de forma conjunta, pela Prefeitura Municipal, Sebrae, Associação Comercial, Sindicato Rural, e pelos munícipes aqui de Novo Horizonte do Sul. Todos juntos colocaram as suas mentes e suas mãos para definir as ações que serão realizadas. Esse é um momento imprescindível para Novo Horizonte do Sul e ao mesmo tempo histórico, pois é a primeira vez que o município apresenta a sociedade um Plano de Desenvolvimento Econômico e, nós do Sebrae, nos sentimos gratificados por uma vez mais estarmos trabalhando pelo desenvolvimento do município e de Mato Grosso do Sul”, expôs Maristela.

A solenidade também contou com a presença do presidente da Associação Comercial e Industrial de Novo Horizonte do Sul (ACINHS), Amarildo Silva; e do vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Luiz Bogado Miranda. Além deles, participaram da solenidade outros secretários municipais e lideranças locais.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.