Eleições nos EUA: Biden vira sobre Trump na Georgia e se aproxima de confirmar vitória

Compartilhe

Foto: AP Photo/Carolyn Kaster

O candidato democrata Joe Biden virou sobre o republicano Donald Trump na manhã desta sexta-feira (5) na Geórgia, um dos estados decisivos para a eleição dos Estados Unidos. Com isso, Biden está mais próximo de concretizar sua ida à Casa Branca.

Para ratificar a vitória nas eleições norte-americanas, é preciso conquistar 270 votos no Colégio Eleitoral. Vencendo na Georgia, Biden chegará a 280 delegados e será eleito o 46º presidente dos EUA.

Um dos condados que explicam a virada que, se confirmada, será decisiva para Biden na Georgia é o de Clayton. Lá é local de origem de John Lewis, ícone dos direitos civis, que foi alvo constante de ataques por parte de Trump.

Historicamente, o Estado é um dos mais importantes nas eleições norte-americanas e é considerado um reduto republicano e conservador.

Mesmo se depois da disputa acirrada, Biden perder na Georgia, o democrata ainda pode atingir os 270 delegados se vencer em Nevada, que proporciona exatamente o número de votos que o adversário de Trump precisa: 6 votos. Por lá, Biden está na dianteira da apuração.

Até o momento, com alguns estados com a apuração ainda em aberto, Trump precisa de uma grande reviravolta. Ele tem 214 votos no Colégio Eleitoral. Precisaria assim de uma nova virada na Georgia, ultrapassar Biden em Nevada e confirmar a vitória na Carolina do Norte e na Pensilvânia, onde já está na dianteira. Assim, chegaria ao total de 271 votos.

Fonte: Yahoo