Morador de Novo Horizonte do Sul e preso e autuado, pescando com petrechos ilegais dentro da área protegida do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema

Compartilhe

PMA de Batayporã e Imasul prendem e autuam em R$ 1 mil infrator pescando com petrechos ilegais dentro da área protegida do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema

Durante fiscalização fluvial na foz do Rio Guiraí, dentro da área de amortecimento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) na operação Ictiofauna, Policiais Militares Ambientais de Batayporã e fiscais do Imasul flagraram no final da tarde de ontem (2) um infrator pescando com rede de pesca e anzóis de galho (petrechos ilegais).

O Decreto Estadual nº 13.441/2012, que define a zona de amortecimento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema proíbe a pesca no local em que o pescador foi flagrado e, além disso, mesmo que o local não fosse proibido, os tipos de petrechos utilizados já caracterizariam o crime. Com o pescador foram apreendidos cinco anzóis de galho, uma rede de pesca e um molinete com vara. Ele iniciava a pescaria e ainda não havia capturado nenhum pescado.

O Infrator (65), morador em Novo Horizonte do Sul, recebeu voz de prisão, e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, juntamente com o material aprendido, onde ele foi autuado por crime ambiental de pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção. Ele também foi multado em R$ 1.000,00.