Curso on-line de Preparação à Adoção está com inscrições abertas

Compartilhe

Currso on-line de Preparação à Adoção está com inscrições abertas até o dia 3 de agosto. Estão abertas as inscrições para o curso de preparação à adoção, na modalidade híbrida, requisito obrigatório para quem deseja adotar. O início do curso está previsto para o dia 17 de agosto e será realizado, nessa primeira etapa, por meio de plataforma de EAD da Ejud-MS. Todo o curso deverá ter duração aproximada de 2 meses, encerrando no dia 15 de outubro.

O curso é considerado híbrido, pois, finda a fase teórica ministrada on-line, os interessados em adotar deverão passar por uma parte presencial, composta por entrevistas e avaliações psicossociais, conforme o procedimento de cada magistrado da infância e adolescência.

Esse será o segundo curso de preparação à adoção realizado pelo TJMS nestes moldes. O primeiro ocorreu em maio deste ano e, embora fosse um desejo antigo dos magistrados que responderam pela Coordenadoria da Infância e da Juventude, foi impulsionado nesta gestão da Desa. Elizabete Anache pelo distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus.

O sucesso do curso on-line pode ser verificado tanto pela análise técnica de dados – com 233 pessoas tendo concluído essa etapa – quanto pelo depoimento emocionado de quem fez o curso e concluiu mais uma fase rumo à sonhada adoção.

Wilhem Dias da Silva, de Coxim, em comentário após a conclusão do curso, enfatizou a importância das informações repassadas e da preocupação do curso em fixar a importância da família como âncora da criança e do adolescente. “De agora em diante é pé no chão, aproveitar todo este material para nos aperfeiçoar e nos estruturar e termos a certeza com muitíssimo amor no coração e, com muita serenidade, estamos envolvidos diretamente na realidade da adoção. Com certeza todos que por aqui passaram foram muito bem informados com respeito a todo o processo de adoção. Um curso muito bem estruturado”.

As inscrições devem ser realizadas no fórum da comarca onde o interessado reside, junto aos técnicos do núcleo psicossocial. No ato, os candidatos deverão informar se atendem os requisitos de acesso, quais sejam, utilizar e-mail pessoal como correio eletrônico ativo e regular, acessar computador com requisitos mínimos operacionais, comprometer-se com a realização do curso e ter disponibilidade para tanto. Importante ressaltar que o curso não poderá ser feito via aparelho celular. Os moradores de Novo Horizonte do Sul devem enviar email para [email protected]

Saiba mais – Requisito para o processo de adoção, o Curso de Preparação à Adoção está previsto na Lei de Adoção (Lei nº 12.010/2009) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tem como objetivo a desconstrução de paradigmas que permeiam o imaginário dos pretendentes à adoção. Na prática, o curso objetiva auxiliar os candidatos a lidar com os diferentes aspectos do processo de adoção.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – [email protected]