Secretário de Comunicação de Bolsonaro é testado positivo para coronavírus

Compartilhe
Wajngarten realizou exames nesta quarta e aguarda contraprova. (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

O secretário especial de Comunicação do governo Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, testou positivo para o novo coronavírus. O chefe da Secom apresentou sintomas de gripe, realizou os exames no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O governo confirmou que a contraprova já foi realizada e que o secretário está em quarentena em casa.Após a suspeita, Wajngarten foi ao Albert Einstein, onde realizou exames clínicos na quarta-feira (11). Desde a notícia da suspeita de covid-19, Bolsonaro e integrantes de sua comitiva que viajaram junto com o secretário a Miami, nos EUA, estão sendo monitorados.Entre o final da tarde e início da noite de quarta-feira (11), Bolsonaro e o restante do grupo passaram a receber ligações do gabinete da Presidência pedindo para que tenham atenção caso apareça algum sintoma. Os integrantes eram recomendados a procurar um atendimento em hospital militar em Brasília para realizar exames caso tenham qualquer sintoma.Bolsonaro completará 65 anos no próximo dia 21 de março. Apesar da baixa letalidade, o coronavírus tem apresentado maiores índices de mortes na população idosa, além de doentes crônicos e imunossuprimidos.

Sophie Wajngarten, mulher de Fábio, também confirmou o teste positivo do marido em um comunicado no grupo de WhatsApp das mães da escola onde estudam suas filhas.

“Meninas, bom dia: conforme e-mail da escola ontem, meu marido voltou de viagem de Miami ontem e fez o exame de covid que deu positivo”, disse Sophie no grupo.

Eles têm três filhas estudando na escola Red House International School.

Após a notícia da suspeita de infecção e antes dos resultados de confirmação, Wajngarten zombou da imprensa em sua conta no Twitter.

Wajngarten fez parte da comitiva presidencial na viagem a Flórida, nos Estados Unidos, onde chegou a se encontrar com o presidente Donald Trump e com o vice, Mike Pence. Também esteve presente no mesmo evento o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Participaram da comitiva aos Estados Unidos os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Também viajaram os senadores Nelsinho Trad (PTB-MS) e Jorginho Mello (PL-SC); o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), o assessor especial Filipe Martins, o presidente da Embratur, Gilson Machado, o secretário especial de Pesca, Jorge Seif Jr, entre outros.

VIAGEM ADIADA

Nesta quinta-feira (12), faltando poucas horas de embarcar para o Rio Grande do Norte, Bolsonaro cancelou a viagem de Brasília rumo a Mossoró, onde ele participaria de cerimônia de entregas do governo federal ao Estado, estava prevista para as 13h. O retorno estava previsto para as 18h.

O adiamento da viagem ocorreu em uma justificativa oficial por parte da Presidência. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse ao jornal O Estado de São Paulo que o evento oficial foi cancelado por “razões de segurança sanitária”.

O cancelamento ocorre em meio à crise de saúde por conta da pandemia de coronavírus, deflagrada na quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e no momento em que o câmbio do dólar em relação ao real chegou à marca histórica de R$ 5.

Fonte: yahoo