O que você precisa saber para começar o domingo

Compartilhe
Leo Correa/AP

Bolsonaro repete gesto de animosidade contra a imprensa e dá ‘banana’ a jornalistas que questionam ações da primeira-dama e vai a evento de igreja evangélica no Rio; informalidade é recorde em 19 Estados e no DF, segundo o IBGE; ministro do Turismo pede apoio a Moro para investigar notícias falsas contra Regina Duarte.

Veja aqui o que você precisa saber para começar o domingo:

Banana a jornalistas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) repetiu um gesto feito no dia 8 de fevereiro e deu uma ‘banana’ a jornalistas que esperavam por ele na saída do Palácio da Alvorada na manhã desse sábado (15). O gesto foi uma resposta a uma reportagem do jornal O Globo, que apontou que a biblioteca da Presidência da República seria reduzida pela metade para dar lugar a uma sala para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. “Vocês só se preocupam com besteira. Nenhum livro vai embora. Vai ficar tudo lá. Ela [Michelle Bolsonaro] trabalha de graça e em vez de vocês elogiarem… Tenham santa paciência!”, disse o presidente. No Rio, em evento de comemoração dos 40 anos da Igreja Internacional da Graça, do missionário RR Soares, ex-capitão diz que “o Brasil é laico, mas o presidente é cristão”.

Moro e Regina Duarte

O ministro da Justiça, Sergio Moro, recebeu um ofício encaminhado pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, solicitando apoio, por meio da Polícia Federal, para apurar veiculação de notícias falsas contra a nova secretária especial da Cultura, a atriz Regina Duarte. O documento se refere a matéria publicada no portal Crítica Nacional que afirma que Regina teria agendado reuniões com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e com a empresária Paula Lavigne, mulher de Caetano Veloso.

Informalidade é recorde

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nessa sexta (14) que a melhora na qualidade do emprego gerado no país ainda se concentra em poucos locais, sobretudo em São Paulo. A informação integra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A taxa de informalidade alcançou recorde em 19 Estados, além do Distrito Federal, no ano de 2019. A taxa de informalidade, na média do Brasil, foi de 41,1% — isso equivale a 38,4 milhões de pessoas entre os trabalhadores ocupados. No entanto, esse porcentual subia a 62,4% no Pará, enquanto, no Maranhão, 60,5% dos trabalhadores ocupados eram informais. No Estado de São Paulo, a taxa de informalidade média foi de 32,0% no ano passado — também o nível mais elevado da série iniciada em 2016.

Recall de cerveja no Carnaval

A Heineken anunciou um recall voluntário para garrafas da cerveja long neck de 330 mililitros dos lotes iniciados pela letras CH. A empresa diz que identificou uma alteração na embalagem da bebida, que pode fazer com que uma pequena lasca de vidro se desprenda do bocal no momento da abertura, o que poderia ocasionar lesões ou ingestão acidental dos pedaços.

MP verde e amarelo

O relator da MP 905/2019, que estabelece o Programa Verde e Amarelo, deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), afirmou que a tendência é que seu relatório descarte a taxação do seguro-desemprego. Esse foi um dos pontos mais criticados do programa, anunciado em novembro de 2019, que tem como objetivo estimular a contratação de jovens entre 18 e 29 anos, que hoje tem o dobro da taxa de desemprego da população em geral.

Fonte: Yahoo