Luzes no céu surpreendem moradores de Dourados e região

Compartilhe
Satélites artificiais enfileirados se deslocando para a mesma direção. Foto: divulgação-Fernanda 4° Plano

Moradores de Dourados, Itahum, Itaporã e Rio Brilhante relataram ter visto várias luzes estranhas no céu na noite de sábado (8). O que chamou a atenção foi a grande quantidade de luzes que seguiam na mesma direção, deixando as pessoas curiosas. Algumas chegaram a dizer que se tratava de estrelas. Na verdade, segundo especialistas, o fenômeno se trata de satélites artificiais.

De acordo com professor Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), são satélites Starlink, da SpaceX, empresa de tecnologia aeroespacial de Elon Munsk, que tem por finalidade criar uma rede para que, no futuro, ofereçam internet para todo o mundo.

Em um vídeo (veja abaixo) enviado à reportagem da 94FM, na manhã desta quinta-feira (13), é possível ver vários satélites artificiais enfileirados se deslocando para a mesma direção.

De acordo com relatos do professor Jung, os satélites orbitam há uma altura que pode variar de 350 a 1.150 quilômetros de altura. Por isso, são visíveis a olho nu.

Fonte: 94fmdourados