Projeto quer incluir Libras no conteúdo das escolas estaduais

Compartilhe
Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, em Campo Grande (Foto: Divulgação/SED)

Proposta destaca que este aprendizado poderá ser incluído nas disciplinas da rede pública

O projeto apresentado na Assembleia pretende incluir Libras (Língua Brasileira de Sinais) no conteúdo da rede estadual de ensino, em Mato Grosso do Sul. A intenção é que a matéria possa compor uma das disciplinas, que já estão no currículo escolar.

A intenção é que o ensino e aprendizado da Língua de Sinais funcione em caráter complementar, como uma forma de “inclusão social” desta parcela da sociedade. “É o meio de comunicação objetivo e corrente da comunidade surda do Brasil, entretanto, não há oferta do ensino, resultando em quase completa ignorância pelo povo brasileiro”, disse o autor, o deputado Jamilson Name (sem partido).

A proposta destaca que caberá a Secretaria Estadual de Educação a elaborar o conteúdo que será ministrado nas escolas, que pode ser apresentado por meio de palestra e diversas outras formas de comunicação. Um dos objetivos é difundir o uso da Libras com os estudantes.

A matéria que será avaliada pelos deputados em plenário, não obriga a inclusão da Libras na rede estadual e sim abre apenas a possibilidade. Ainda ressalta que caberá ao poder executivo regulamentar as regras e como vai funcionar esta disciplina nas escolas.

Fonte: Campo Grande News